Powered By Blogger

terça-feira, 5 de junho de 2012

Marcha das Vadias do Cariri



         Foi neste dia 3 de junho, em Barbalha-Ce, na festa popular mais fálica do nordeste, O Pau da bandadeira de Santo Antônio, que aconteceu a primeira marcha das vadias do Cariri. Após muita argumentação por parte do grupo que articulou a marcha via redes sociais, e um grupo feminista recém formado na região, a marcha que sofreu tentativas de embargo por conta de alguns, se deu de forma grandiosa e contrariou todas as más expectativas que haviam sido ventiladas.
      As vadias e vadios se concentraram na Praça do Video em Barbalha e ao batuque de alguns instrumentos, e palavras de ordem proferidas em uníssono, a marcha seguiu o mesmo trajeto do cortejo dos grupos folclóricos que ali passara minutos antes.
       Havia uma certa expectativa no ar por parte dos marchantes em relação a uma suposta reação contra a marcha organizada por pessoas ligadas à igreja católica. Mas o levante não passou de alguns cartazes e camisas estampadas com os dizeres “Santo Antônio, aborto não”. O que se viu na prática foram olhares estáticos de surpresa por parte do público que em um primeiro momento viam cartazes com o nome VADIAS e corpos pintados, mas aos poucos o povo assimilou a mensagem humanista, o protesto pela igualdade dos gêneros e passaram a aplaudir e apoiar os marchantes.
      Desta forma, muitas pessoas se identificaram com algumas reivindicações e viram que a marcha tinha objetivos muito mais amplos do que a visão reducionista que estavam a professar, de que a marcha se resumia ao direito do aborto.
       No final do cortejo, o grupo se reuniu no calçadão (e se multiplicou) em frente à igreja e festejou o sucesso da marcha com uma ciranda belíssima que simbolizava a igualdade de todos dentro de um só conjunto. Neste momento foi melhor traduzido o sentimento que emanava de cada uma daquelas pessoas. De mãos dadas, unidos numa corrente, mostrar a força que se é possível alcançar na luta, quando as pessoas resolvem se unir para um único objetivo, o de despertar a consciência coletiva para as coisas erradas e que passam despercebidas por estarem tão impregnadas no nosso dia a dia.

Parabéns vadias e vadios!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário