Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O verdadeiro clássico: Plágios do rock

     Vira e mexe surge um caso de uma banda acusando outra de plágio. A mais recente foi a do guitarrista Joe Satriani que diz ter sido copiado pelo Coldplay na música "Viva la vida". Outro caso escandaloso envolve o rei do suingue brasileiro, Jorge Ben e o ex-coveiro e agora cantor, Rod Stewart. Na ocasião, Rod copiou descaradamente a música Taj Mahal do brasileiro e foi processado. Assumindo que havia copiado a música Rod pagou com juros e correção uma quantia referente à renda gerada pela música.
     Voltando à década de 60, nos deparamos com um clássico mor do rock mundial. Black Night do Deep Purple é sem dúvida uma música muito boa. Eu diria GENIAL, se ela não fosse uma cópia safada de "we got nothing yet" do Blues Magoos.
     Veja no link abaixo a semelhança no Riff das duas músicas e tire suas próprias concluções.


Agora a música feita vários anos antes...


Plágio? Cópia? Homenagem? Citação? Seja lá o que for ninguém está livre de 'inventar' uma sequência de acordes que já não tenha sido inventada!
E já que estamos tratando de clássicos, nem o Led Zeppelin escapou. Réu confesso, Jimi Page assumiu publicamente ter usurpado vários Riffs de guitarristas de blues.

E todo mundo seguindo ao pé da letra as palavras de Chacrinha "aqui nada se cria, tudo se copia".













Um comentário:

  1. Acho difícil o terceiro movimento de sonata ao luar (Beethoven) ser plágio, rsrs.

    ResponderExcluir